Os mortos da austeridade

 

Um polícia anti-motim caído no chão depois de ter sido atingido com um cocktail molotov nas imediações do Parlamento grego, em Atenas, durante uma greve de protesto contra as medidas de austeridade decretadas pelo governo. Reuters

Quem não conhece o mito da queda de Tróia ? E o célebre cavalo de madeira , saído da  sagacidade de Ulisses,   que no seu interior escondia guerreiros gregos? Esse presente envenenado pôs fim à guerra entre gregos e troianos e levou à destruição de uma civilização próspera.

Serão os protestos actuais dos helénicos um novo cavalo de Tróia ? Que nos ameaça a todos?

Os três mortos em Atenas, vítimas da estupidez de alguns manifestantes que atiraram cocktails molotov para uma sucursal do banco Marfin, fazem-me recear. Na capital grega os bombeiros viram o seu trabalho dificultado por uma chuva de pedras dos anarquistas ( quem o afirma é a Der Spiegel, insuspeita de ser de direita)

Manifestar-se é legitímo, protestar contra anos de corrupção e nepotismo é humano, apertar o cinto é díficil. Matar  é crime. Crime que não se lava com a àgua de nenhuma ideologia ou revolução de rua.

Os gregos têm de se convencer de duas coisas: primeiro, a crise é feita em casa ( e os políticos estão longe de ser os únicos culpados) e segundo,  não há alternativa à austeridade, por mais que isso doa.

Incidentes como os de hoje apenas contribuem para aumentar a desconfiança dos restantes europeus ( com os alemães à cabeça) em relação à seriedade da Grécia. Apetece-me recomendar-lhes a leitura das memórias das Trümmerfrauen .

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under Grécia

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s